Manual do Cliente

 Início / Central do Cliente / Manual do Cliente
  • Manual do Cliente

    Quando tiver um tempinho, leia nosso manual do cliente, você encontrará aqui a maioria das respostas para suas dúvidas.

O que preciso cuidar para que minha internet funcione perfeitamente?

1° - Seu computador, celular, tablet ou outros dispositivos precisam estar em perfeito funcionamento para que você possa desfrutar de sua internet, muitos programas instalados, atualizações automáticas de programas e vírus em 90% dos casos são os responsáveis pela lentidão
2° - Cabos de rede mal conectados e tomadas com mal contato são os responsãveis pela maioria das quedas de internet que ocorrem em sua residência, sempre verifique se estão todos corretamente conectados e em perfeito estado
3° - Seu navegador de internet deve estar funcionando corretamente, muitos plugins instalados deixam ele lento para mostrar as páginas requisitadas, recomendamos a utilização de navegadores como Google Chrome e Mozilla Firefox.

Estou sem internet, o que fazer?

1° - Caso possua login, verifique se você está logado, abra o site www.globo.com ou www.eletricinstalacoes.com.br a partir de seu navegador.
2° - Revise suas conexões (cabos desconectados, inclusive energia e os cabos do roteador e computadores).
3° - Verifique se seu celular e notebook está conectado na rede sem fio Wireless, geralmente representado por uma anteninha com alguns risquinhos, representando o sinal do roteador.
4° - Verifique se seu roteador está com as luzes ligadas, caso não esteja, verifique a tomada onde o mesmo está conectado.
5° - Verifique se sua mensalidade está em dia.
6° - Desligue o equipamento ELÉTRIC da energia e espere 1 minuto, após religue-o.
7° - Após verificar os itens acima e você ainda estiver sem internet, entre em contato com nossa equipe.

Minha internet está lenta, o que fazer?

1° - Verifique se você não está dividindo sua internet com outro dispositivo, tal como celulares e outros computadores ou notebooks conectados em seu roteador, lembrando que se um computador ou celular estiver efetuando download, os outros dispositivos conectados na mesma internet ficarão com a velocidade dividida, deixando os sites, downloads, vídeos e outros serviços lentos.
2° - Verifique se é apenas um site ou serviço que está lento, é comum alguns sites da internet ficarem temporariamente mais lentos, por exemplo, se sua caixa de email estiver lenta e outros sites como globo.com estiverem abrindo normalmente, o problema pode ser no servidor de emails e não na internet em si.
3° - Verifique se programas instalados em seu computador não estão consumindo sua internet com atualizações automáticas, exemplos, Antivírus, Torrents, Dropbox, Windows Update, etc. Desative tudo que poderá estar consumindo sua banda e refaça o teste.
4° - Verifique se o sinal de seu notebook ou celular não está baixo demais, aproxime-se do roteador e refaça o teste.
5° - Desligue o equipamento ELÉTRIC da energia e espere 1 minuto, após religue-o.
6° - Faça um teste de velocidade no site www.speedtest.net, caso a velocidade esteja dentro do padrão de seu plano, é possível que seu computador esteja infectado com vírus ou outros programas maliciosos.

Meu Facebook, Whatsapp, Youtube ou outro site/serviço não funciona, o que fazer?

1° - Abra uma nova página/aba em seu navegador e abra outro site, EX: " "www.globo.com", caso ele abra normalmente, o problema não é a internet em si, pode ser que os servidores do serviço(Facebook, Whatsapp, YouTube, etc) estejam sobrecarregados no momento ou alguma rota de fibra óptica pode estar rompida em algum lugar do Brasil, aguarde a normalização, não há nada que seu provedor ou você possa fazer nesses casos, depende de serviços de terceiros.
2° - Caso você possua TV a cabo ou antena pirata dos modelos que são conectados a internet e está tendo problemas, reinicie seu equipamento e caso o problema persista entre em contato com seu instalador de TV, lembre-se, muitos serviços gratuitos ou pirataria não funcionam corretamente se comparado a serviços pagos.

Minha internet não atinge a velocidade contratada em certos momentos do dia, o que fazer?

1° - Caso seu plano seja de internet compartilhada com garantia de banda parcial, ele não atingirá o máximo contratado em todos os momentos do dia, a garantia de banda real está designada em contrato e obedece as normas previstas em lei. A vantagem desse tipo de internet é seu baixo custo, levando em conta que o valor de um link dedicado com 100% da velocidade garantida é em torno de 8 vezes superior ao de um link compartilhado.
2° - Caso seu plano seja de internet compartilhada com garantia de banda parcial, leve em conta que quanto mais pessoas conectadas a internet ao mesmo tempo, mais sua banda será dividida, o horário de pico normalmente é a parte do dia onde mais pessoas utilizam a internet.
3° - Caso seu plano seja de LINK DEDICADO, desligue o equipamento ELÉTRIC da energia e espere 1 minuto, após religue-o, após isso caso a banda não atinja 100% ou mais da velocidade contratada, entre em contato imediatamente.

Preciso de suporte devido a algum problema que estou enfrentando, como devo proceder?

1° - Caso necessite de suporte, deixe seu equipamento ligado para que possamos efetuar eventuais testes de comunicação ou ajustes de configuração.
2° - O contato para suporte pode ser feito por nossos telefones, WhatsApp, SMS, Facebook ou Email, tente ser o mais claro possível, nosso suporte funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

Entrei em contato com o suporte, me disseram que meu sinal e velocidade estão normais dentro de minha antena, porêm ainda estou tendo dificuldades no acesso a internet, o que fazer?

1° - Reinicie seu roteador se você possuir um.
2° - Verifique os cabos se estão conectados corretamente.
3° - Verifique se seu computador está com a conexão de rede ou wireless devidamente funcionando e ativa.
4° - Verifique se não há algum aplicativo de celular ou programa utilizando sua internet, caso encontre algo suspeito, desative o mesmo e tente navegar, veja se melhorou.
5° - Verifique se seu computador ou celular está em perfeito estado de utilização, navegador lento ou computador lento, deixam tudo mais devagar, mesmo que você tenha alta velocidade disponível, quando isso ocorre o navegador ou celular não chega a requisitar nada ou muito pouco da própria internet mesmo que ela esteja conectada e com a velocidade correta.
6° - Caso o problema persista, entre em contato que agendaremos uma visita técnica, caso seja constatada falha em celulares, computadores ou no roteador, não incluindo qualquer equipamento em comodato, será cobrada a visita técnica, que varia de R$ 10,00 até R$ 25,00 dependendo da distância percorrida e tempo consumido. Indicaremos uma empresa qualificada para realizar a manutenção em seu celular ou computador caso você não saiba o que fazer.

Meu "ping" varia e não consigo jogar online, qual o motivo e como amenizar o problema?

1° - Quanto mais distante o servidor do seu jogo, maior será seu PING, isso é um fato e não há nada o que se possa fazer.
2° - Quanto mais distante o servidor do seu jogo, maior será o número de servidores e interconexões de outros provedores da internet mundial que cada pacote contendo dados do jogo passará, caso haja falha em qualquer uma das interconexões, seu jogo poderá apresentar LAG ou desconexões.
3° - Um simples teste para identificar onde ocorre a maior perda de pacotes e acréscimo no PING, é utilizar o CMD(Pesquise no Google sobre sua utilização) e rodar o comando "tracert ipdojogo" e aguardar, você poderá ver por onde passa cada pacote de seu jogo e onde está a falha. O "ipdojogo" corresponde ao domínio ou IP onde o jogo se conecta. EX: "tracert gru.valve.net" (Steam).
4° - Utilizar um serviço de Proxy Tunel em 80% dos casos melhora a jogabilidade consideravelmente, esse tipo de serviço serve para alterar as rotas por onde os pacotes de seu jogo passam e fazer com que passem em menos servidores e rotas menos congestionadas. Pesquise no Google por "Proxy Tunel Jogos Online", existem várias opções e inclusive testes gratuitos.
5° - Leve em consideração que todos os jogos online, sem exceçõo, em algum momento sofrem ataques DDoS, causando LAGs, perdas de conexõo e travamentos, nesse caso não há o que fazer e quem deve tomar as providências para a normalização é a detentora do jogo em questão.

Perdi meu carnê de pagamento, o que fazer?

1° - Entre em contato para solicitar uma segunda via do mesmo, será cobrada a taxa de R$ 15,00, o novo carnê será entregue no endereço presente no cadastro do cliente.

Posso dividir minha internet com vizinhos ou terceiros?

1° - Dividir a internet com vizinhos ou terceiros sem dividir a mensalidade ou cobrar pelo serviço, não é crime, porém sua conexão será comprometida levando em conta que não existirá controle algum sobre a velocidade de cada dispositivo conectado ao roteador.
2° - Dividir a internet com vizinhos ou terceiros cobrando algum valor ou taxa se configura como "atividade clandestina de telecomunicação", crime previsto no artigo 183 da lei n° 9.472/1997, que prevê detenção de dois a quatro anos, aumentada em 50% caso haja dano a terceiros, e multa de R$ 10 mil para quem desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação.

Qual navegador devo utilizar?

1° - Para melhor experiência de navegação, indicamos a utilização dos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome.